2016-09-30 17:48:00

Papa ao Patriarca Elias II: juntos, anunciadores de Jesus


Na Visita Apostólica à Geórgia, o Papa Francisco, logo após o encontro com as autoridades do país, visitou o Patriarca Ortodoxo da Geórgia Elias II no Palácio Patriarcal de Tiblissi. Foi um momento intenso numa saudação plena de significado.

No seu discurso o Santo Padre começou por recordar a visita do Patriarca Elias II ao Vaticano que “inaugurou uma página nova nas relações entre a Igreja Ortodoxa da Geórgia e a Igreja Católica”.

O Papa lembrou também a viagem de S. João Paulo II àquele país em 1999 e afirmou que num mundo “sedento de misericórdia, unidade e paz” a Providência divina pede que “os vínculos entre nós recebam novo impulso” – declarou Francisco recordando os apóstolos Pedro e André:

“Assim a Igreja Ortodoxa da Geórgia, enraizada na pregação apostólica e de modo especial na figura do apóstolo André, e a Igreja de Roma, fundada sobre o martírio do apóstolo Pedro, têm a graça de renovar hoje, em nome de Cristo e da sua glória, a beleza da fraternidade apostólica. De facto, Pedro e André eram irmãos: Jesus convidou-os a deixar as redes e tornar-se, juntos, pescadores de homens. Caríssimo Irmão, deixemo-nos de novo olhar pelo Senhor Jesus, deixemo-nos ainda atrair pelo seu convite a pôr de lado tudo o que nos impede de ser, juntos, anunciadores da sua presença.

O Papa Francisco sublinhou que para serem anunciadores da presença de Jesus têm o apoio do amor “sem igual que o Senhor encarnou – «ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos» - afirmou.

Salientando o testemunho do povo georgiano ao longo dos séculos, o Santo Padre assinalou o património cultural daquele povo que se expressa em “múltiplas formas, como, por exemplo, a música, a pintura, a arquitetura e a dança”.

Importante referência de Francisco no seu discurso para a figura de Santa Nino “que é comparada aos Apóstolos”: ela espalhou a fé sob o sinal particular da cruz feita de lenho de videira” – disse o Papa que invocou a coragem para que o Evangelho seja colocado em primeiro lugar:

A multidão de Santos, que conta este país, encoraja-nos a colocar o Evangelho em primeiro lugar, evangelizando como no passado, e mais do que no passado, livres das amarras dos preconceitos e abertos à perene novidade de Deus. Que as dificuldades não sejam impedimentos, mas estímulos para nos conhecermos melhor, compartilharmos a seiva vital da fé, intensificarmos a oração de uns pelos outros e colaborarmos com caridade apostólica no testemunho comum, para glória de Deus nos céus e ao serviço da paz na terra.”

Desejo ser amigo sincero desta terra” – disse o Papa, que no final do seu discurso recordou os cristãos que “ainda hoje, no mundo, sofrem perseguições”.

A cerimónia terminou com os recíprocos votos de paz e de fraternidade entre o Papa Francisco e o Patriarca Elias II num brinde saboreado com chá e café e um hino a Maria composto pelo próprio Patriarca da Geórgia.

(RS)

 








All the contents on this site are copyrighted ©.