2015-10-02 14:33:00

Papa: cada um de nós tem um Anjo perto de si, escutemo-lo


Sexta-feira, dia 2 de outubro – cada um de nós tem um Anjo perto de si que nos aconselha e protege. Um Anjo que devemos escutar com docilidade – esta a mensagem principal do Papa Francisco na Missa em Santa Marta na Festa dos Anjos da Guarda.

Na sua homilia, o Santo Padre citou orações e salmos para recordar como a figura do Anjo da Guarda sempre esteve presente nos acontecimentos da relação entre o Homem e o Céu. A liturgia do dia propõe uma passagem do Livro do Êxodo que nos diz: “… mando-te um anjo contigo para te guardar no caminho e para te fazer entrar no lugar que eu preparei.” O Anjo da Guarda está sempre connosco – afirmou o Papa Francisco:

”Está sempre connosco! E esta é uma realidade. É como um embaixador de Deus connosco. E o Senhor aconselha-nos: ‘Tem respeito pela sua presença!’ E quando nós, por exemplo, fazemos uma maldade e pensamos que estamos sós: não, está ele. Ter respeito pela sua presença. Dar escuta à sua voz, porque ele nos aconselha. Quando ouvimos aquela inspiração: ‘Mas faz isto… isto é melhor… isto não se deve fazer…’ Escuta! Não te rebeles contra ele!”

 O Anjo da Guarda defende-nos sempre do mal – assegurou o Papa que recordou que, às vezes, queremos esconder coisas feias que fizemos mas, no final, vêm a ser conhecidas, e o Anjo da Guarda está ali para nos aconselhar, tal e qual, como faria um amigo, “um amigo que um dia estará connosco no Céu, na glória eterna”:

“Apenas pede para ser escutado, de ser respeitado. Apenas isto: respeito e escuta. E este respeito e escuta a este companheiro de caminho chama-se docilidade, O cristão deve ser dócil ao Espírito Santo. A docilidade ao Espírito Santo começa com esta docilidade aos conselhos deste companheiro de caminho.”

“Peçamos ao Senhor a graça desta docilidade, de escutar a voz deste companheiro, deste embaixador de Deus que está ao nosso lado no Seu nome, que somos suportados pela sua ajuda. Sempre em caminho… E também nesta Missa, com a qual nós louvamos ao Senhor, recordamos como é bom o Senhor… não nos deixou sós, não nos abandonou.”

(RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.