2014-09-29 08:46:57

A Semana do Papa – uma síntese das principais atividades de 22 a 28 de setembro


RealAudioMP3

Dia 23
A vida cristã é "simples": ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática – esta a mensagem clara do Papa Francisco na Missa celebrada na capela da Casa Santa Marta nesta terça-feira, dia 23 de setembro.
Não basta "ler" o Evangelho – afirmou o Santo Padre – mas é necessário perguntarmo-nos de que forma é que a Palavra de Deus fala nas nossas vidas.

"Mas Jesus continuava a falar com as pessoas e amava as pessoas e amava a multidão, a tal ponto que diz ‘estes que me seguem, aquela imensa multidão, são a minha mãe e os meus irmãos… são estes'. E explica: "aqueles que escutam a Palavra de Deus, colocam-na em prática". Estas são as duas condições para seguir Jesus: ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática. Esta é a vida cristã, nada mais. Simples, fácil. Talvez nós fizemo-la um pouco difícil, com muitas explicações que ninguém entende, mas a vida cristã é isto: Escutar a Palavra de Deus e praticá-la."

Foi publicada na terça-feira, dia 23, a Mensagem do Papa Francisco para o próximo Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados a ter lugar no dia 18 de Janeiro de 2015. O tema é “Igreja sem fronteiras, mãe de todos” . Um tema assente na passagem do Evangelho que diz: “… era peregrino e acolheste-me” e que recorda que a Igreja tem por missão amar Jesus Cristo, particularmente nos mais pobres e abandonados, acolhendo a todos sem distinção nem fronteiras, para anunciar que Deus é amor. E nesta ótica “ninguém deve ser considerado inútil, intruso ou descartável” – reafirma com vigor o Santo Padre nesta sua mensagem.


Dia 24
O Papa Francisco na audiência geral desta quarta-feira dirigiu-se aos milhares de fieis presentes na Praça de S. Pedro falando-lhes sobre a Viagem Apostólica à Albânia realizada no passado domingo dia 21 de setembro. Com esta visita ao povo albanês o Santo Padre quis mostrar a solidariedade do Sucessor de Pedro para com um País que, após passar muito anos sob a opressão de um regime ateu e desumano, está a viver agora uma experiência de convivência pacífica entre as religiões.



“Por isso no centro da Viagem esteve um encontro inter-religioso onde pude constatar, com viva satisfação, que a pacífica e frutuosa convivência entre pessoas e comunidades pertencentes a religiões diferentes é não só desejável, mas concretamente possível e praticável.”


Segundo o Papa Francisco foi visível no encontro inter-religioso que é possível e praticável estabelecer um diálogo frutuoso entre as religiões, sem que isso signifique dar espaço ao relativismo ou ao menosprezo da identidade de cada um. O Santo Padre recordou os testemunhos de martírio que conheceu na Albânia:


“Graças à presença de alguns idosos, que viveram na sua carne as terríveis perseguições, ressoou a fé de tantos heroicos testemunhos do passado, os quais seguiram Cristo até às extremas consequências.”


O Papa Francisco, terminou a catequese afirmando a mensagem de fé em Jesus Cristo que viu e testemunhou na Albânia:


“Esta mensagem de esperança, fundada na fé em Cristo e sobre a memória do passado, confiei-a à inteira população albanesa que vi entusiasta e alegre nos lugares dos encontros e das celebrações, como também pelas estradas de Tirana. Encorajei todos a atingirem energias sempre novas do Senhor Ressuscitado, para poder ser fermento evangélico na sociedade e empenharem-se, como já acontece, em atividades caritativas e educativas.”



No final da audiência geral o Santo Padre lançou uma mensagem especial de conforto e proximidade para as vítimas do virus ébola:


“O meu pensamento vai agora para aqueles países que estão a sofrer com a epidemia de Ébola. Estou próximo a tantas pessoas atingidas por esta terrível doença. Convido-vos a rezar por eles e por todos os que perderam tragicamente a vida. Desejo que não falte a necessária ajuda da Comunidade Internacional para aliviar os sofrimentos destes nossos irmãos e irmãs.”



Dia 25
Não nos deixemos levar pela vaidade que nos afasta da verdade e nos faz assemelhar a uma bola de sabão – disse o Papa na homilia da missa de quinta-feira, dia 25 na Casa de Santa Marta.


Deixando-se inspirar pela primeira leitura do dia, tirada do Livro de Qoelet, o Papa deteve-se sobre a questão da vaidade – uma tentação não só para os pagãos, mas também para os cristãos, para pessoas de fé – afirmou, recordando que Jesus repreendia sempre aqueles que se vangloriavam, e recomendava a não exibição de vestes luxuosas e a reza só para mostrar aos outros. O mesmo frisou o Papa deve ser feito quando se ajudam os pobres: “Não mandar tocar a tromba, fazei-lo às escondidas. O Pai vê, é suficiente”:

“Quantos cristãos vivem só para a aparência. A vida deles parece uma bola de sabão. É bela a bola de sabão. Muitas cores, eh! Mas dura um segundo, e depois? Também quando olhamos para alguns monumentos fúnebres, achamos que é vaidade, porque a verdade é voltar para a terra nua, como dizia o Servo de Deus Paulo VI. Espera-nos a terra nua, esta é a nossa verdade final. Entretanto vanglorio-me ou faço alguma coisa? Faço o bem? Procuro o bem? Procuro Deus? Rezo? As coisas consistentes? A vaidade é mentirosa, é fantasiosa, engana a si mesma.”

A vaidade – prosseguiu o Papa - semeia uma má inquietude, tira a paz. A vaidade não nos traz a paz, somente a verdade nos dá a paz. Jesus é a única rocha em que podemos edificar a nossa vida. Ele foi tentado pelo Diabo a assumir atitudes de vaidade, mas não cedeu – deixou entender o Papa, definindo a vaidade “uma doença espiritual grave” contra a qual temos de lutar sempre:

Peçamos ao Senhor a graça de não ser vaidosos, de ser verdadeiros, com a verdade da realidade e do Evangelho.”


Dia 26
“Contemplar”, “sair”, “fazer escola” – os três pontos fundamentais indicados pelo Papa Francisco ao Movimento dos Focolares, recebendo na manhã de sexta-feira, dia 26, os participantes na respetiva Assembleia geral, que confirmou a sucessora de Chiara Lubich, Maria Voce como Presidente.

A cinquenta anos do Concílio Vaticano II, a Igreja está chamada a percorrer uma nova etapa da evangelização, testemunhando o amor de Deus por cada pessoa, a começar pelos mais pobres e excluídos, e para fazer crescer – com a esperança, a fraternidade e a alegria – o caminho da humanidade em direção à unidade.

O Papa evocou “o carisma da unidade que o Pai quer dar à Igreja e ao mundo” como uma característica central da Obra de Maria – conhecida como Movimento dos Focolares – tendo palavras de “afeto e reconhecimento” em relação à fundadora, Chiara Lubich, “extraordinária testemunha deste dom” – disse. Convidando os “Focolares” a colaborar no esforço que hoje se pede à Igreja – de oferecer “com responsabilidade e criatividade” o próprio contributo para a evangelização, Papa Francisco apontou nesse sentido três palavras chave: contemplar, sair, fazer escola.


Dia 27
“Remai e sede fortes mesmo com o vento contrário. Remai e rezai, esperando sempre no Senhor” – esta a principal mensagem do Papa Francisco na Igreja de Jesus na tarde deste sábado, dia 27 de setembro, em Roma, numa celebração de Vésperas e TeDeum por ocasião do bicentenário da restauração da Companhia de Jesus.

“...remem, portanto! Remem, sejam fortes, mesmo com o vento contrário! Rememos ao serviço da Igreja. Rememos juntos! Mas enquanto remamos – também o Papa rema na barca de Pedro – devemos rezar tanto: “Senhor, salva-nos!”, “Senhor, salva o teu povo!”. O Senhor, mesmo se somos homens de pouca fé nos salvará. Esperemos no Senhor! Esperemos sempre no Senhor!"


Dia 28
No domingo dia 28 o Papa Francisco agradeceu a presença do Papa Emérito Bento XVI na Praça de S. Pedro no Encontro com os avós.
No seu discurso, o Santo Padre recordou que "a velhice é um tempo de graça na qual o Senhor nos renova a sua chamada: chama-nos a cuidar e a transmitir a fé, a rezar e sobretudo a interceder. Chama-nos a estar próximos dos que precisam. Mas os idosos, os avós, têm uma capacidade para compreender as situações mais difíceis e quando rezam por estas situações, a sua oração é forte, é potente".
"Por conseguinte, salientou ainda o Papa, cabe aos avós que tiveram a graça de poder conhecer e ver os seus netos, a tarefa de transmitir a experiência da vida, a história da família, da comunidade, de um povo, partilhar com simplicidade essa sabedoria e a mesma fé como uma herança preciosa."

Na Missa celebrada pelo Papa Francisco depois do encontro-diálogo com os idosos o Santo Padre comentando o Evangelho do dia referiu-se ao encontro entre Maria e a já idosa prima Isabel, ressaltando que não há futuro "sem esse encontro entre as gerações, sem que os filhos recebam com reconhecimento o bastão da vida das mãos dos pais".
No Angelus deste domingo a propósito da Assembleia Sinodal que se inicia no próximo dia 5, subordinada ao tema da família, o Papa convidou todos a rezarem pelo Sínodo dos Bispos confiando esta intenção à intercessão de Nossa Senhora.


E com o Angelus deste domingo terminamos esta síntese das principais atividades do Santo Padre que foram notícia de 22 a 28 de setembro. Esta rubrica regressa na próxima semana sempre aqui na RV em língua portuguesa. (RS) RealAudioMP3








All the contents on this site are copyrighted ©.